Desvio de septo? O que isso significa?

O septo nasal é uma parede composta por osso e cartilagem que separa o nariz em dois lados, a narina direita e a narina esquerda. Em cada lado da cavidade nasal possuímos estruturas que preparam o ar para chegar aos pulmões, funcionando como filtro e umidificador do ar externo.

E quais as causas do desvio de septo?

O desvio do septo pode ser congênito ou se desenvolver na infância ou na vida adulta. São decorrentes principalmente de traumatismos, tumores ou cirurgias prévias.

O diagnóstico deve ser feito pelo médico otorrinolaringologista, após exame clínico, considerando os sintomas e utilizando instrumentos específicos para visualizar o interior das narinas. Em alguns casos são necessários exames de imagem.

A maioria das pessoas têm algum grau de desvio de septo mas não apresentam dificuldade para respirar pelo nariz ou apresentam sintomas leves apenas durante resfriados.

A indicação de cirurgia (septoplastia) fica reservada aos casos de tortuosidades que causam obstrução nasal significativa, sinusites de repetição, sangramentos nasais frequentes, roncos e apneia com prejuízo na qualidade do sono.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *