}

Segunda à sexta: 08:00–18:00
Sábado: 08:00–12:00

Agende sua consulta
(61) 3340-8859
(61) 98574-3764

SHLN Bloco J, Ed. Multiclinicas, Sala 102 a 104, Brasília-DF, 70770-560

Serviços

Otorhynus Clínica > Nossos Serviços > BERA

B E R A

BERA (Brainstem Evoked Response Audiometry, em inglês) também conhecido como PEATE (Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico), é um exame objetivo (não depende da resposta do paciente), indolor e não invasivo e que pode ser realizado em crianças e adultos.

Consiste na avaliação do percurso do som desde que entra no ouvido até o tronco encefálico sendo realizado por meio da obtenção da atividade eletrofisiológica do sistema auditivo, mapeando as sinapses das vias auditivas.

Tem como finalidade, uma vez encontrada perda auditiva, caracterizar se a lesão é coclear, retrococlear (nervo auditivo), ou no tronco encefálico.

Em crianças, na maioria das vezes, o exame é realizado durante o sono para que não haja incômodos ou interrupções. No caso dos adultos, o paciente deve estar relaxado para evitar contrações importantes de pescoço e face durante o exame.

Não é necessária preparação para o exame, exceto pelo cuidado para que os cabelos estejam limpos e sem produtos modeladores.

Após realização do exame, o paciente poderá retornar normalmente as suas atividades.

Principais indicações:

– Avaliação da audição, se os demais testes audiométricos não são possíveis ou são inconclusivos, como pode ocorrer com adultos ou crianças não colaborativas, ou quando há comprometimentos neurológicos;
 – Triagem em recém-nascidos de alto risco;
 – Em caso de perdas induzidas por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE) para confirmação e monitoramento dos limiares de audiometria;
– Zumbido;
– Topodiagnóstico da Síndrome Vestibular;
– Tumores do nervo auditivo;
– Tumores intracranianos da fossa posterior, esclerose em placa, leucodistrofias, Alzheimer;
– Avaliação de alterações do nervo auditivo ou tronco encefálico;
– Fazer o prognóstico neurológico e determinar se a morte cerebral está presente em casos de pacientes em coma.

Agende sua consulta

Preencha o nosso formulário abaixo

Ou ligue para (61) 3340-8859

7 + 2 =

Sobre a Otorhynus

Fundada em 1997 a Otorhynus clínica é especializada em Otorrinolaringologia que tem como objetivo atender os pacientes com doenças do ouvido, do nariz e da garganta. Temos como valores o compromisso com o paciente, responsabilidade, confiabilidade, integridade e ética.

otorhynus@gmail.com

(61) 3340-8859
(61) 98574-3764