Tontura pode ser sinal de doença grave
Pressão alta, colesterol alto, síndrome do vaso vagal, labirintite e diabetes são alguns dos problemas que podem provocar tonturas.
Quem tem tontura com frequência deve, sem dúvida, procurar um médico para esclarecer a causa. Essa recomendação existe porque as tonturas podem ser consequência de vários tipos de doenças, e precisam ser investigadas para que o tratamento seja efetivo.
Nossas otorrinolaringologistas explicam que quem tem enxaqueca também pode, eventualmente, sofrer com tonturas, pois ela pode influenciar diretamente no funcionamento do labirinto.
E os enjoos, que costumam aparecer quando há tontura? Os problemas no labirinto podem causar uma alteração no sistema que regula as náuseas, por isso pode provocar esse incômodo no estômago.
Diferentemente da pressão alta, a tontura causada pela pressão baixa (hipotensão arterial), no entanto, não está relacionada a problemas no labirinto, e sim com a alteração da circulação sanguínea, quando a pessoa se levanta rapidamente e sente tontura como se fosse desmaiar. Ao sentir os sintomas procure sempre imediatamente um médico especialista!